1º lugar no Escalão (41º geral)
No dia 13 de Abril 2025 participei na 11º edição do Trilho das Dores, em Abitureiras (Santarém), uma prova relativamente perto de casa e onde já estive presente por várias vezes. Esta edição contou com a participação de cerca 1000 atletas, distribuídos por 4 distâncias: Trail Longo 31Km (1000 D+), Trail Curto 17Km (650 D+), Mini Trail 12Km (300 D+) e Caminhada 12Km (300 D+); eu fiz o Trail Curto, devido a estar a pontuar nesta distância para o CTR (Circuito Trail do Ribatejo); as várias distâncias contavam ainda para o Circuito Nacional de Trail da ATRP e para o Circuito Regional da ASS. Atletismo de Santarém.
A prova: Após vários dias de muita chuva, já era de esperar piso escorregadio e lama, assim como atravessar vários regatos e poças com água; mas felizmente neste dia a chuva deu tréguas e até apareceram alguns raios de sol. Como habitual os trilhos tinham muito sobe e desce obrigando a andar sempre nos limites. De referir a habitual animação na partida (e chegada), os bons abastecimentos durante percurso; o pequeno almoço para todos e, no final, para quem adquiriu, o almoço: Sopa, Esparguete á Bolonhesa, fruta e bebidas. O mais importante ainda foram as pessoas, tanto da organização, os participantes e as equipas, um belo dia Trail e Convívio.
Classificação: Nesta prova obtive o meu 2º pódio da época, nomeadamente o 1º lugar no Escalão (M55), sentia que estava a andar bem, a um ritmo mais rápido que noutras provas anteriores, apesar de faltarem alguns atletas de topo (habituais) a prova tinha muito mais participantes no escalão, mas nunca pensei que poderia chegar ao pódio, muito menos ser o vencedor….. um belo presente e compensação pelo esforço e treinos que tenho feito e a dar-me mais animo e motivação para continuar.
